TEMPO

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Caern discute modernização e eficiência com o Ministério de Ciência e Tecnologia

A UFRN também será consultada e terá o suporte solicitado para o projeto de eficiência energética



Na manhã desta quarta-feira (17), o Diretor Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano, esteve, em Brasília, reunido com o Assessor Especial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Flávio Dias Patrício. Na pauta da reunião, a discussão de três projetos que serão trabalhados pela Caern: Reuso de água nas Estações de Tratamento de Esgoto, eficiência energética e automação.
O Ministério demonstrou interesse pelos projetos e se prontificou a apoiar e financiar a implantação deles. Para o desenvolvimento do trabalho de automação, a empresa utilizará a experiência dos profissionais da própria Companhia. Já no trabalho de reuso, a Caern e o Ministério entraram em consenso em eleger a Sabesp como modelo a ser analisado, uma vez que a empresa paulista realiza um bom trabalho neste segmento. A Caern buscará ainda o suporte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A UFRN também será consultada e terá o suporte solicitado para o projeto de eficiência energética.
“Para a Caern, estes projetos são importantes por ampliar a eficiência da empresa. Para isso, o apoio do Ministério é imprescindível”, explica o Diretor Presidente, Marcelo Toscano. Estes projetos irão permitir um melhor uso da água, possibilitando o reuso em atividades que não requerem água potável. Já a automação permitirá um trabalho mais eficiente, evitando desperdícios. A eficientização energética permitirá o uso mais racional do item que mais gera despesa para a Companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário